
Público-Alvo: O que é e como ele pode ajudar seu negócio.
Compartilhe
Em algum momento de sua trajetória empreendedora você já deve ter ouvido falar desse termo pelo menos uma vez, correto? Mas ouvir falar não é o bastante, você tem que saber o que é e entender suas funcionalidades. Pensando nisso nós resolvemos te ajudar com esse artigo. Sendo assim te peço de antemão que leia até o final pois apesar de ser um conteúdo denso é de grande valor. Vamos lá?
O que é Público-Alvo?
Público-Alvo nada mais é do que um grupo específico de consumidores ou empresas que tem um perfil bastante parecido e por isso devem ter um foco de ações de marketing e vendas no seu negócio, já que eles têm mais possibilidade de comprar o seus produtos e serviços oferecidos.
Ele garante que sua empresa consiga direcionar de forma mais assertiva os esforços de marketing e vendas, garantindo uma aproximação mais personalizada do seu público e gerando um ROI ( retorno sobre investimento) maior.
Geralmente o Público-Alvo traz algumas informações padronizadas e, como dito acima, são bastante parecidas, sendo elas:
Estado Civil ou Relacionamento, Formação Escolar, Gênero, Hábitos de compra, Idade, Profissão e Localidade.
As informações do Público-Alvo podem variar de acordo com o produto e/ou serviço, podendo ter mais informações ou menos, mas de forma geral essas são as informações necessárias para um bom Público-Alvo.
Para ficar mais fácil o entendimento, vou ilustrar o que eu disse com um exemplo de Público-Alvo que eu utilizava quando trabalhava com fotografia de casamento.
EXEMPLO DE PÚBLICO-ALVO DE NOIVAS:
- Relacionamento: Noiva;
- Formação Escolar: Ensino Superior (A maior parte das pessoas que podiam comprar meus produtos se encaixavam nesse filtro de escolaridade);
- Gênero: Mulheres (Eu entendi que quem compra as fotos do casamento são as noivas;
- Hábitos de compra: Viajantes Internacionais, Possuem Iphone 7 ou mais, Galaxy S7 ou mais (Esse filtro serve para duas coisas: além de me mostrar os Hábitos de compra do meu público, também é um filtro de padrão financeiro do público, ou seja, eu conseguia limitar meus anúncios somente a pessoas que tinham condições de comprar meus produtos, que na sua grande maioria, estavam dentros desses padrões;
- Idade: 22 à 35 anos (Essa idade é a média de idade que as pessoas mais se casam segundo o site do IBGE na época);
- Profissão: irrelevante desde que tenha Ensino Superior;
- Localidade: Brasil.
E mesmo depois de você ler tudo isso se ainda tiver alguma dúvida do porque ter um Público-Alvo eu vou responder abaixo.
Na realidade, se eu for citar todos os motivos do porquê ter um Público-Alvo vamos ficar aqui até amanhã e ainda não falaremos de todos. Mas, na minha opinião, os principais motivos são três:
1 - Conhecer um pouco melhor o Público para quem você vende;
2 - Escolher melhor os canais onde serão veiculadas as campanhas;
3 - Otimizar os gastos em marketing, ou seja, investir melhor e mais direcionado para pessoas que têm uma propensão maior de compra aumentando o ROI (Retorno sobre Investimento) da campanha.
Agora que você já sabe os motivos do porque você deve ter um Público-Alvo, deve estar se perguntando. Como eu monto o meu, correto? Mantenha a calma, siga na leitura que eu também vou te ensinar isso.
Para simplificar o processo e facilitar para você responda as perguntas abaixo.
1 - Seu produto/serviço é para empresas ou pessoas?;
2 - Em qual região, cidade e estado moram as pessoas que podem comprar seu produto ou serviço?;
3 - É um produto masculino, feminino ou unissex? Se a escolha for a última opção, você deve entender quem tem mais tendência para compra, se é o público masculino ou feminino;
4- Qual é a média de idade dos seus consumidores?
5 - Qual a renda?
6 - Qual a formação Educacional?
7 - Estado Civil?
8 - Quais são os hábitos de compra?
Caso você já tenha clientes, isso se torna um pouco mais fácil. Basta fazer uma pesquisa com eles e identificar os padrões. Agora, se esse não for o caso, você pode responder as perguntas acima fazendo buscas na internet ou se tiver um orçamento um pouco maior pode recorrer a empresas que fazem pesquisas de marketing ou ainda recorrer a dados levantados a respeito do seu setor como por exemplo os dados que são fornecidos pelo próprio IBGE ou associações comerciais.
Não dá para negar que ter o Público-Alvo é de extrema importância e ele ajuda e muito a aumentar o ROI da sua campanha. Porém hoje existe um outro termo no marketing digital que está muito em alta e se trata da PERSONA porém não vou me alongar mais nesta postagem. Esse assunto por si só dá um outro artigo completo.
Se você gostou ou ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar abaixo, farei questão de responder a todos. E se você realmente gostou e também conhece alguém que precisa saber de tudo isso que foi dito, manda para ela eu tenho certeza absoluta que essa pessoa será eternamente grata a você.